Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2009

- FÉ COOPERADORA - MARC. 2.1-12




Cooperação é uma palavra muito usada atualmente.
A sociedade de forma geral procura na cooperação soluções para os problemas complicados e difíceis do nosso mundo. Caiu em desuso a terminologia funcionários, e, é mais humano utilizar o termo cooperadores. Grandes empresas vêem na cooperação a solução para crises, buscando vínculos com os funcionários sem tantas responsabilidades de estabilidade, outro sim cooperação. As sociedades filantrópicas também, buscam cooperação de outros para desenvolverem o serviço social. A igreja que sempre foi um referencial de cooperação, muito mais neste momento atual, deve refletir sobre este tema, e viver de tal forma que a cooperação esteja presente em todas as nossas atividades.

Quais os resultados da fé cooperadora na vida da Igreja ? Quando olhamos para o texto lido, veremos a história de 4 homens que nos dá uma lição de cooperação motivada pela fé. Fé, que é notada por Jesus: vers. 5:” Vendo-lhes a fé...” Fé cooperado que segundo o texto apresentada resultados positivos. Vejamo-los:

I A FÉ COOPERADORA SINCRONIZA O CORAÇÃO DO HOMEM AO CORAÇÃO DE DEUS -

· O primeiro milagre da fé cooperadora é que ela leva aqueles homens a sincronizarem seus corações e propósitos ao coração e propósitos divinos. Eles viram a necessidade humana. A Fé cooperadora leva também a Igreja a sincronizar seu coração ao coração de Deus. Pastor, Presbíteros, Diáconos, ministério de louvor, departamentos todos sincronizados ao projeto de Deus. A Igreja dirigida por Deus.

II– A FÉ COOPERADORA SINCRONIZA O CORAÇÃO DOS HOMENS UNS AOS OUTROS.
· A Segunda conquista da Fé cooperadora é a capacidade de sincronizar os propósitos daqueles homens. Imagine a cena se cada um tivesse tido uma idéia diferente para aquela situação. Imagine uma falta de sincronia em seus passos, suas mãos suas estratégias.
A fé cooperadora na vida da Igreja, despertará nos corações esta compatibilidade de objetivos. E quando os corações dos irmãos são unidos mesmo na diversidade, a Igreja progride na obra evangelística, social e na adoração.

III – A FÉ COOPERADORA VENCE OS OBSTÁCULOS –

· Nossos heróis da cooperação, mesmo estando sincronizados a vontade de Deus, unidos em um mesmo objetivo, tiveram pela frente os conhecidos obstáculos. (vers. 4) – Não tinha como levar o doente até onde estava Jesus por vias normais. De forma curiosa e arriscada, eles vão driblar os obstáculos e cumprir o propósito. A Igreja também enfrenta os obstáculos, no entanto com cooperação de todos eles podem ser vencidos.

IV – A FÉ COOPERADORA ALCANÇA OS RESULTADOS PRETENDIDOS–

São recompensados com os resultados positivos:
· Estarem perto de Jesus – serem atendidos por Ele
· Ver o paralítico deixar o leito e ser perdoado por Jesus
· Verem o paralítico se pôr em pé e voltar curado para sua casa

V. A FÉ COOPERADORA VAI RESULTAR EM TESTEMUNHO E GLÓRIA A DEUS.

A ação daqueles homens, também contribuíu para que o nome do Senhor fosse glorificado. Um testemunho é dado à todos os que ali estavam presentes (12). Aqueles homens, servindo, pregaram o Evangelho de uma forma prática e motivadora. A Igreja também vai comemorar os resultados positivos dando glória a Deus. Serviço social é atividade da igreja tanto quanto o espiritual, o exemplo esta aqui neste texto. Pode ser visto neste quadro, tanto o serviço espiritual como o social em favor daquele pobre e necessitado homem..
Conclusão: II Cor. 6.1 - Nós na qualidade de cooperadores de Deus, Devemos assumir esta postura com mais afinco, uma fé cooperadora corrobora para o bom andamento da Igreja e para sua boa saúde espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário