Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MALES PÓS-MODERNOS NA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA

Devemos sempre interpretar um texto considerando a experiência pessoal à luz da Escritura e jamais a Escritura à luz da experiência pessoal. –



Hoje existem tantas interpretações falsas de uma mesma passagem por não serem observadas as regras que passo a relatar:

MAL NÚMERO 01

O processo de entender e aplicar a mensagem, deve acontecer numa interpretação que considere a experiência pessoal à luz da Escritura e não a Escritura à luz da experiência pessoal, que chamo de um dos males da religião pós-moderna, que leva a interpretações falsas. O pensamento subjetivo, neste caso, sobrepõe a verdade da Palavra objetiva.

MAL NÚMERO 02

O que chamo de segundo mal da religião atual, que provoca a interpretação falsa é não considerar a regra básica da hermenêutica, que defende a Bíblia explicando a própria Bíblia. Podemos ver na historia que quando a filosofia foi chamada para explicar a Bíblia, a heresia veio a tiracolo. Quando a ciência tenta explicar, o ateísmo floresce. Quando o racionalismo tenta explicar, o liberalismo ofusca o sobrenatural, e a fé passa a ser apenas um exercício mental. A fé que salva e o Espírito Santo são necessários para entendermos e interpretarmos corretamente as Escrituras.

MAL NÚMERO 03

Por último, e digo, o mais danoso mal da Religião pós moderna é quando negligencia-se a autoridade absoluta da Bíblia como única regra de fé e prÁtica. Por mais importante que seja a historia da Igreja, jamais tem autoridade igual a da Bíblia e quando isto ocorre, temos a deturpação e corrupção da Igreja e da mensagem pregada. Por mais que respeitemos irmãos que viveram para a igreja, eles não têm poder de intercessão algum e tampouco seus escritos tom de autoridade igual ao da Bíblia.

Meu conselho final é para que você tenha mente seletiva ao escolher uma igreja para frequentar tanto quanto você tem para escolher um bom médico. Descuidar-se da saúde é correr riscos temporais, descuidar da alma é correr riscos eternos. Nao basta estar em uma Igreja, necessário é estarmos firmes na Palavra de Deus. Caso contrário estarás perdendo seu tempo e pondo em risco sual alma.

Rev. Elizeu Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário